quarta-feira, 7 de março de 2012

Liberar Acesso Remoto SQL Server

Liberar Acesso Remoto SQL Server
Para habilitar conexões remotas na instância do SQL Server 2005 e para ativar o serviço navegador do SQL Server, use a ferramenta de configuração de área de superfície do SQL Server 2005. A ferramenta Configuração da área de superfície é instalada quando você instala o SQL Server 2005.

Habilitar conexões remotas para SQL Server 2005 Developer Edition ou SQL Server 2005 Express

Você deve habilitar conexões remotas para cada instância do SQL Server 2005 que você deseja conectar-se a partir de um computador remoto. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
  1. Clique em Iniciar , aponte para programas , aponte para Microsoft SQL Server 2005 , aponte para Ferramentas de configuração e, em seguida, clique em Configuração da área de superfície do SQL Server .
  2. Na página Configuração de área de superfície do SQL Server 2005 , clique em Configuração da área de superfície de serviços e conexões .
  3. Na página Configuração da área de superfície de serviços e conexões , expandir o Mecanismo de banco de dados , clique em Conexões remotas , clique em conexões de locais e remotos , clique no protocolo apropriado para habilitar para seu ambiente e, em seguida, clique em Aplicar .

    Observação Clique em OK quando receber a seguinte mensagem:
    Alterações nas configurações de conexão não terá efeito até que você reinicie o serviço de mecanismo de banco de dados.
  4. Na página Configuração da área de superfície de serviços e conexões , expanda Database Engine , clique em serviço , clique em Parar , aguarde até que o MSSQLSERVER serviço pára e clique em Iniciar para reiniciar o serviço MSSQLSERVER.

Ativar o serviço navegador do SQL Server

Se você estiver executando o SQL Server 2005 usando um nome de instância e você não estiver usando um número de porta TCP/IP específico no sua seqüência de conexão, você deve ativar o serviço navegador do SQL Server permitir conexões remotas. Por exemplo, SQL Server 2005 Express é instalado com um nome de instância padrão de Computer Name \sqlexpress. Somente será necessário para ativar o serviço navegador do SQL Server uma vez, independentemente de quantas instâncias do SQL Server 2005 em execução. Para ativar o serviço navegador do SQL Server, siga estas etapas.

importante Essas etapas podem aumentar o risco de segurança. Essas etapas também podem tornar seu computador ou sua rede mais vulneráveis aos ataques por usuários mal-intencionados ou softwares mal-intencionados como vírus. Recomendamos o processo descrito neste artigo para ativar programas para operar como eles são criados para, ou para implementar recursos específicos do programa. Antes de fazer essas alterações, recomendamos que avalie os riscos associados à implementação deste processo no seu ambiente específico. Se você optar por implementar esse processo, execute quaisquer etapas apropriadas adicionais para ajudar a proteger seu sistema. Recomendamos que você use esse processo apenas se você realmente precisar esse processo.
  1. Clique em Iniciar , aponte para programas , aponte para Microsoft SQL Server 2005 , aponte para Ferramentas de configuração e, em seguida, clique em Configuração da área de superfície do SQL Server .
  2. Na página Configuração de área de superfície do SQL Server 2005 , clique em Configuração da área de superfície de serviços e conexões .
  3. Na página Configuração da área de superfície de serviços e conexões , clique em Navegador do SQL Server , clique em automático para tipo de inicialização e em seguida, clique em Aplicar .

    Observação Quando você clica na opção automáticas , o serviço navegador do SQL Server inicia automaticamente cada vez que você inicia o Microsoft Windows.
  4. Clique em Iniciar e, em seguida, clique em OK .
Observação Quando você executa o serviço navegador do SQL Server em um computador, o computador exibe os nomes de instância e as informações de conexão para cada instância do SQL Server que está em execução no computador. Esse risco pode ser reduzido por não ativar o serviço navegador do SQL Server e por Estabelecendo conexão com a instância do SQL Server diretamente através de uma porta TCP atribuída. Conectar-se diretamente a uma instância do SQL Server através de uma porta TCP está além do escopo deste artigo. Para obter mais informações sobre o servidor de navegador do SQL Server e conectar a uma instância do SQL Server, consulte os seguintes tópicos nos manuais online do SQL Server:
  • Serviço de navegador do SQL Server
  • Conectando ao SQL Server Database Engine
  • Configuração de rede do cliente

Criar exceções no Firewall do Windows

Estas etapas se aplicam à versão do Firewall do Windows que está incluído no Windows XP Service Pack 2 (SP2) e no Windows Server 2003. Se você estiver usando um sistema de firewall diferente, consulte a documentação do firewall para obter mais informações.

Se você estiver executando um firewall no computador que esteja executando o SQL Server 2005, conexões externas para o SQL Server 2005 serão bloqueadas, a menos que o serviço navegador do SQL Server e SQL Server 2005 podem se comunicar através do firewall. Você deve criar uma exceção para cada instância do SQL Server 2005 que você deseja aceitar conexões remotas e uma exceção para o serviço navegador do SQL Server.

SQL Server 2005 usa um ID de instância como parte do caminho quando você instala seus arquivos de programa. Para criar uma exceção para cada instância do SQL Server, você deve identificar a identificação de instância correta. Para obter um ID de instância, execute estas etapas:
  1. Clique em Iniciar , aponte para programas , aponte para Microsoft SQL Server 2005 , aponte para Ferramentas de configuração e, em seguida, clique em SQL Server Configuration Manager .
  2. No SQL Server Configuration Manager, clique no serviço navegador do SQL Server no painel direito, clique com o botão direito do mouse o nome de instância na janela principal do e em seguida, clique em Propriedades .
  3. Na página Propriedades de navegador do SQL Server , clique na guia Avançado , localize o ID de instância na lista de propriedades e, em seguida, clique em OK .
Para abrir o Firewall do Windows, clique em Iniciar , clique em Executar , digite firewall.cpl e, em seguida, clique em OK .

Criar uma exceção para o SQL Server 2005 no Firewall do Windows

Para criar uma exceção para o SQL Server 2005 no Firewall do Windows, execute essas etapas:
  1. Em Firewall do Windows, clique na guia exceções e, em seguida, clique em Adicionar programa .
  2. Na janela Adicionar um programa, clique em Procurar .
  3. Clique em C:\Program Files\Microsoft SQL servidor\ MSSQL.1 \MSSQL\Binn\sqlservr.exe programa executável, clique em Abrir e, em seguida, clique em OK .

    Observação O caminho pode ser diferente dependendo de onde o SQL Server 2005 é instalado. MSSQL.1 é um espaço reservado para o ID de instância que você obteve na etapa 3 do procedimento anterior.
  4. Repita as etapas de 1 a 3 para cada instância do SQL Server 2005 que precisa de uma exceção.

Criar uma exceção para o serviço navegador do SQL Server no Firewall do Windows

Para criar uma exceção para o serviço navegador do SQL Server no Firewall do Windows, execute essas etapas:
  1. Em Firewall do Windows, clique na guia exceções e, em seguida, clique em Adicionar programa .
  2. Na janela Adicionar um programa, clique em Procurar .
  3. Clique no programa executável C:\Program Files\Microsoft SQL Server\90\Shared\sqlbrowser.exe, clique em Abrir e, em seguida, clique em OK .

    Observação O caminho pode ser diferente dependendo de onde o SQL Server 2005 é instalado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário