terça-feira, 22 de novembro de 2011

iPad3 tornará Apple maior fabricante de PC, diz consultoria

A Apple se tornará a maior fabricante de computadores do mundo, superando a HP no final da segunda metade do ano que vem. É isso que afirma a consultoria Canalys, que acredita que o iPad 3 (ainda não anunciado oficialmente pela "maçã", previsto para o primeiro trimestre de 2012) deve ser a chave para a Apple alcançar o topo do mercado de computadores no mundo.

“A Apple viu sua participação no mercado de PCs subir de 9% para 15% em apenas quatro trimestres”, afirma o analista da Canalys, Tim Couling. “A HP e a Apple lutarão pelo primeiro lugar no Q4, mas a Apple terá de esperar pelo lançamento do iPad 3 antes de ultrapassar a rival.”

Há algumas semanas a Canalys liberou seus números para o mercado global de computadores no terceiro trimestre de 2011, que colocaram a Apple em segundo lugar, com uma participação de 15% no mercado, logo atrás da HP e seus 16%. A Canalys atribui em grande parte o crescimento do mercado mundial ao iPad e estima que as vendas de computadores alcançarão 415 milhões de unidades em 2011, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.


iPad: o motor para Apple liderar o mercado de computadores

Os rivais da Apple no mercado de tablets estão “lutando para competir de forma lucrativa com a Apple”, afirmou a consultoria. A chegada do sistema Android 4.0 pode nivelar de alguma forma o mercado.

No entanto, os concorrentes da Apple em outros mercados não devem se animar. Os novos Ultrabooks, tidos por muitas pessoas como rivais para o MacBook Air, da Apple, não ganharão força no mercado a não ser que baixe seus preços, afirma a Canalys.

“Para os Ultrabooks se tornarem populares, os preços precisam cair consideravelmente”, afirmou o analista de pesquisas da Canalys, Michael Kauh.

“Os modelos mais baratos custam em torno de 800 dólares, uma barreira real para a massa de consumidores. À medida que mais fabricantes adotem o Ultrabook, os custos dos componentes devem cair e os preços para o grande mercado devem ser alcançados.”

No entanto, os efeitos das recentes enchentes na Tailândia podem acabar nos bolsos dos fabricantes de Ultrabooks, afirma a Canalys. As inundações causaram uma séria interrupção na produção de discos rígidos, o que poderia significar que a fabricação de SSDs aumente e seus preços caiam.

Mas, por enquanto, as vendas de notebooks parecem “saudáveis” e devem alcançar 211 milhões de unidades neste ano, 10% a mais do que em 2010, de acordo com a Canalys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário