A imagem abaixo que compara as receitas
de cada tipo de jogo nos Estados Unidos desde 2009 exemplifica bem a
mudança de atitude dos jogadores. Em 2009 81% das das receitas de jogos
era da Sony e da Nintendo mas em 2011 as duas empresas só conseguem 42%.
Os jogos para Android e iOS passaram de 19% do mercado em 2009 para 58%
em 2011, um aumento que significa que estes sistemas triplicaram as
suas vendas em dois anos.
A
descida não é assim tão grande porque o crescimento dos jogos portáteis
permite-lhes gerar mais receitas. Em 2009 o valor das vendas de jogos
rondava os 2.7 mil milhões de dólares, chegando este anos a um valor que
rondará os 3.3 mil milhões. Mesmo assim não é um crescimento suficiente
para compensar a enorme perda que a Sony e a Nintendo sofreram.
O paradigma dos jogos está a mudar e os
jogadores em vez de darem umas boas dezenas de euros por cada jogo
preferem dar poucos euros por cada um, muitos jogos nem a 1€ chegam, e
comprarem muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário